quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Kaspersky identifica primeiro vírus para Android a usar rede Tor

A equipe de pesquisadores da Kaspersky revelou uma novidade do mundo para os malwares para o Android. O refinamento das pragas para o sistema do Google chegou a um ponto que agora a rede anônima Tor já está sendo usada nos ataques.

Para quem não conhece, a rede Tor (The Onion Router), é um software que permite que usuários naveguem de forma anônima na internet, criptografando o tráfego de dados entre usuário e servidor. As informações também são distribuídas entre os diversos nós da rede antes de chegar ao usuário final, de forma a tornar praticamente impossível a identificação da pessoa. Ele também pode ser usado para hospedar sites em uma rede escondida. Por isso ele é tão usado na Deep Web.

Agora a prática está sendo usada para afetar celulares com Android. Segundo a Kaspersky, o vírus usa um site encriptado pelo Tor como um servidor command-and-control, que pode ser usado para enviar instruções para a praga.

A prática não é nova nos desktops, mas é a primeira vez que é observada em um sistema móvel, seguindo a tendência de ataques cada vez mais frequentes e refinados a aparelhos móveis, com dados pessoais valiosos. 

O vírus em questão é capaz de interceptar mensagens SMS e coletar outras informações como número de telefone, código de IMEI do aparelho e recolher informações de coordenadas de GPS. E como o malware usa a rede Tor, fica difícil determinar a origem e a identidade da pessoa por trás da ameaça.





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cortana, o "Siri" do Windows Phone 8.1

Com o anúncio do Windows Phone 8.1, esperado para abril, se aproximando, os recursos vão surgindo. A novidade da vez é que o funcionamento da "Cortana", uma assistente pessoal digital nos moldes do Siri, do iOS, e o Google Now, do Android.

O software recebeu este nome a partir da inteligência artificial que auxilia o personagem principal durante a série de jogos Halo, exclusiva dos consoles Xbox.

A Cortana irá substituir a busca nativa no Bing. Enquanto a Cortana estiver falando ou pensando, uma animação deve ser exibida. A personagem também deverá mostrar emoções dependendo do que o usuário pesquisar.

A Cortana deverá usar dados de serviços como o Bing e o Foursquare para utilização de computação contextual aos usuários. 

Em relação à privacidade, a Microsoft deve incluir um recurso chamado "Notebook", que permitiria aos usuários decidir quais dados serão compartilhados com a inteligência artificial. Caso haja a permissão, a Cortana poderia acessar localização, comportamento, informações pessoais, lembretes e contatos. O The Verge cita que o recurso aprenderá sobre o usuário para responder a determinadas buscas, além de oferecer sugestões, alertas e lembretes.

A Cortana seria capaz de ler mensagens que contenham frases como "vamos nos encontrar às 20h" e perguntar se o usuário gostaria de ser lembrado do compromisso. Além disso, ela pode mostrar informações sobre tempo, ações, direções, compromissos e música. Ela também teria um recurso de "não-perturbe", para calar as notificações.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Microsoft já vendeu mais de 200 milhões de licenças do Windows 8


O Windows 8 está longe de repetir o sucesso comercial de seu predecessor, o Windows 7, mas aos poucos vai ganhando espaço. Segundo a Microsoft, o seu sistema operacional finalmente superou a marca das 200 milhões de licenças vendidas.

A revelação foi feita por Tami Reller, executiva de marketing da empresa, em conferência realizada nesta quinta-feira, 13, quando descreveu o resultado como "esplêndido".
Contudo, a comparação com os resultados do Windows 7 são inevitáveis. Em um ano de disponibilidade no mercado, o sistema já havia alcançado a venda de 240 milhões de licenças, enquanto o W8 ainda não superou esta marca com mais de um ano e meio de seu lanaçamento.A explicação para este atraso em relação ao predecessor é, em parte, a mudança negativa no mercado de PCs tradicionais, com o crescimento dos tablets e celulares. Contudo, a Microsoft também não conseguiu o resultado esperado com relação ao sistema para os tablets, principalmente devido à falta de apps otimizados para o toque.

"Nossa prioridade número um da nossa equipe de desenvolvimento é povoar mais a loja de apps. Nós tivemos algum sucesso, mas há mais a fazer", declarou Tami Reller.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Entenda o significado do valor de "mAh" das baterias


Quanto mais a mobilidade avança, mais importante vão ficando as baterias e, cada vez mais a sigla “mAh” começa a fazer parte do vocabulário tecnológico. Supostamente, um número maior ao lado destas letras significaria que a bateria dura mais, certo?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pendrive para smartphones e tablets é lançado no Brasil

A SanDisk lançou no Brasil um pendrive que pode ser usado em smartphones e tablets equipados com o sistema operacional Android. Para isso, o produto possui duas saídas, uma USB 2.0 e outra micro-USB.

É preciso que o aparelho tenha OTG² (USB On-The-Go) para usar o Ultra Dual USB Drive. As duas portas do produto possuem proteção retrátil e ele custa entre R$ 79 e R$ 249, com capacidades de armazenamento que vão de 16 GB a 64 GB.

Com ele é possível fazer transferências sem precisar de cabos ou de serviços de armazenamento em nuvem, seja entre dispositivos móveis, seja entre eles e computadores. “O SanDisk Ultra Dual USB Drive proporciona uma maneira simples e conveniente de liberar espaço e fazer backup de arquivos de smartphones e tablets”, destaca Dinesh Bahal, vice-presidente de marketing de produtos da empresa.


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Brecha no IE que nem a Microsoft sabe consertar

Foi descoberta uma vulnerabilidade nas versões 9 e 10 do Internet Explorer que nem a Microsoft sabe como consertar. O problema foi noticiado dia 13/02/2014 pela empresa de segurança FireEye, que só sabia que o IE 10 estava comprometido; a própria MS informou sobre o 9.

A brecha está sendo explorada no site VFW.org. Comprometida por hackers, a página contém um iframe que carrega outro site sem que se perceba, e é desse lugar que se instala softwares maliciosos.

A FireEye não descobriu de onde vem o ataque, mas a Seculert, empresa de segurança de Israel, informou que o emissor é o site aliststatus.com.

Enquanto a Microsoft não liberar alguma correção, o melhor é evitar o uso das versões 9 e 10, que até já estão desatualizadas, pois o IE mais novo é o 11.