quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

BitTorrent vai lançar série televisiva

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br/

Responsável pelo maior ecossistema de compartilhamento via torrents do mundo, a BitTorrent passará a produzir conteúdo para distribuí-lo através do formato que ajuda a fomentar. A primeira experiência será com a série televisiva Children of the Machine (COTM).

O programa será a estreia da bandeira BitTorrent Originals e seu lançamento ocorrerá depois do meio do ano em duas versões: uma com propagandas e a outra, premium, ao custo de US$ 9,95.

A produção, segundo o TechHive, ficou sob responsabilidade da Rapid Eye Studios, que também ajudará a colocar um jogo sobre COTM no ar.

Todo material da BitTorrent Originals terá distribuição fragmentada, passando entre 30 e 60 dias disponível apenas pela plataforma da empresa e, depois, podendo partir para outros canais, incluindo os de TV tradicionais ou do tipo da Netflix.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Brasileira está entre os 100 candidatos a colonizar Marte

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br

A primeira viagem tripulada da humanidade a Marte está um passo mais perto de acontecer, com a divulgação dos 100 candidatos que avançaram para a próxima fase do processo seletivo. Entre eles está Sandra Maria Feliciano Silva, uma brasileira de 51 anos, que mora em Porto Velho, no estado de Rondônia. 
Em seu perfil, Sandra diz ter diploma em administração e direito e lecionar legislação de internet e gerenciamento de computadores na Faculdade Porto Velho. Ela também diz ter despertado interesse em ciência desde o Ensino Médio, quando participou de atividades extracurriculares que envolviam química, biologia, física, astronomia e astronáutica. 

Entre os candidatos que avançaram a esta nova fase estão pessoas de diversas faixas etárias. As mais novas têm 19 anos e vêm da Austrália e da Índia, enquanto a mais velha do grupo tem 58 anos e vem dos Estados Unidos. Você pode conferir a lista completa de aprovados neste link. 

A próxima etapa pretende eliminar mais 76 candidatos para chegar a um número final de 24 pessoas, que serão divididos em seis grupos para uma bateria de testes antes do lançamento da missão. 

A expectativa é que o a missão seja lançada em 2025, com uma viagem só de ida para Marte, ou para a morte (o que parece ser a maior possibilidade), para colonizar o planeta para futuras gerações. A CNN, no entanto, destaca, por meio de uma análise do MIT, que os planos de colonização do planeta foram feitos “nas coxas”, com chances de sufocamento para a tripulação muito antes do pouso

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

5 motivos para a Apple não construir um carro

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br
O site Mashable divulgou 5 motivos pelos quais os rumores sobre o ingresso da Apple no ramo automotivo pode ser falso. As especulações têm rondado a imprensa especializada desde janeiro, mas sem indícios concretos. Confira abaixo os argumentos negativos à ideia.

Complexidades de fabricação 

Um automóvel é complexo e sua montagem necessita de mais de 5 mil peças. Mesmo um carro elétrico - em que a mecânica do motor é deixada de lado - exige uma indústria robusta para fabricação em massa. Estrutura que a Apple, até onde sabemos, não tem. 

Mesmo que ela fizesse parceria com uma grande montadora, é improvável que a empresa consiga manter o mesmo padrão de qualidade que hoje exige dos seus fornecedores para os produtos que levam sua marca - ainda mais numa área que demanda profundos conhecimentos de tecnologias que o plantel da Apple não é especializado. 

Sindicatos 

Tradicionalmente, a Apple escolhe fornecedores fora do território norte-americano. Prefere fazer assim por causa do custo de produção, que é mais barato. Entrando no ramo automotivo, teria que lidar com as exigências sindicalistas para produção em solo norte-americano e utilização de mão-de-obra local, que vai contra a política de produção da Apple.

Mercedez-Benz 

A recente contratação do integrante da equipe de desenvolvimento da Mercedes-Benz, Johann Jungwirth, não significa que a empresa esteja migrando para o ramo automotivo. Na verdade, Jungwirth está atualmente integrando a equipe que aprimora a plataforma da Apple para ser utilizado e carros já produzidos. 

Concessionárias 

Criar uma rede de vendas de veículos nos EUA é burocrático e caro. Construir locais especializados para vender os carros da Apple representaria um investimento altíssimo.

Estilo de vendas 

A forma de vender os produtos automotivos não é a praia da empresa fundada por Steve Jobs. Carros são produtos que já existem no mercado e a Apple vende inovações para grandes massas.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Vivo e Tim devem informar clientes sobre radiação de celulares

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu que a Vivo e a Tim precisarão informar possíveis clientes sobre os riscos da radiação emitidas por celulares em todo o material publicitário veiculado em território catarinense. 

Com a decisão, as empresas deverão estampar de forma clara em todos os anúncios os dizeres "a exposição às radiações emitidas por aparelhos celulares pode causar efeitos adversos à saúde". 

O Ministério Público de Santa Catarina admite que não há provas concretas de que a radiação emitida por celulares seja realmente prejudicial ao ser humano, mas também não há conclusão científica que garanta que não são. “Como as pesquisas científicas não são unânimes sobre os efeitos nocivos para a saúde humana, os magistrados se basearam no princípio da precaução”, diz o comunicado do MP-SC. 

A decisão foi emitida em segunda estância, e ainda cabe recurso, mas o processo já é antigo. Tudo começou em 2003, quando o Centro de Estudos Integrados de Promoção do Ambiente e da Cidadania entrou com uma ação civil contra Global Telecom S/A e Telesc Celular S/A, que acabaram se tornando a Vivo e a Tim que conhecemos hoje. Isso também explica o motivo de Claro e Oi estarem livres. 

Na primeira decisão, o pedido do Centro de Estudos foi atendido, mas as empresas recorreram afirmando que não fabricavam os aparelhos, apenas forneciam serviços de comunicação. Mesmo assim, o veredicto foi mantido em segunda estância. 

O MP-SC solicitou que a decisão fosse estendida a todo o território nacional, mas teve o apelo negado, porque a ação civil que deu origem ao processo é clara ao se limitar ao território catarinense.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

HTTP vai ser atualizado pela 1ª vez em 16 anos

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br/
Resultado de imagem para http2
Dezesseis anos após sua última atualização, o HTTP finalmente receberá mais uma modificação. A versão HTTP/2 foi finalizada nesta semana, segundo o presidente do grupo de trabalho sobre o assunto na IETF, Mark Nottingham, e agora basta que passe por processos editoriais do RFC para ser publicado, criando um novo padrão para a internet.

A versão atual do HTTP, sigla em inglês para Protocolo de Transferência de Hipertexto, é a 1.1, que foi lançada em 1999. Desde então não houve atualizações, conforme explica o The Next Web.

Com o HTTP/2, será implementada uma série de benefícios, como carregamento mais rápido das páginas, conexões mais longas e itens que chegam mais rapidamente. O protocolo usará as mesmas APIs do HTTP atual, mas com várias novas ferramentas.

O novo padrão foi baseado no protocolo SPDY do Google, que é usado hoje em algumas tecnologias para manipular o tráfego de dados e diminuir a latência e aumentar a segurança, fazendo com que as páginas sejam carregadas mais rapidamente. O Google, aliás, avisou recentemente que tornaria o Chrome totalmente compatível com o HTTP/2.

O navegador da gigante de buscas, assim como o Firefox, já pode ser usado por desenvolvedores para testar a novidade. Não se sabe ao certo quanto tempo levará para que o HTTP seja atualizado, mas não deve demorar.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

WhatsApp testa função de chamadas por voz

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br



Depois de terem vazado imagens que mostram o recurso de chamadas do WhatsApp em ação, a empresa confirmou que está mesmo testando a novidade com alguns usuários, e que ela deve ser lançada oficialmente em breve.

A confirmação foi feita ao BGR indiano, que falou com a equipe do WhatsApp local porque as imagens vazadas vieram de um internauta daquele país.

O WhatsApp já deu algumas pistas de que tinha interesse e estava desenvolvendo um esquema de chamadas por voz para o aplicativo. No fim do ano passado, inclusive, a empresa disse que trabalharia para que a novidade funcionasse mesmo em redes precárias.