terça-feira, 24 de março de 2015

Boeing patenteia campo de força como o de Star Wars

Post copiado na integra de olhardigital.com.br

A Boeing obteve nesta semana a patente de um método que cria um campo de força para proteger pessoas de choques de explosões. No documento enviado ao escritório de patentes dos Estados Unidos, a empresa descreveu a tecnologia como um "método e sistema para atenuação de choques por meio de um arco eletromagnético".


Na ilustração da patente, o campo de força protege um veículo militar, mas o projeto foi escrito de maneira ampla o suficiente para ser aplicado em qualquer material, desde navios submarinos, veículos terrestres, edifícios e até pessoas.


O conceito utiliza um sensor para detectar uma explosão na água ou no ar e é capaz de calcular hora e local onde deve ocorrer a explosão. Em seguida, o sensor aciona um laser capaz de aquecer um 'pedaço' de ar ou água e criar um escudo de plasma entre a detonação e o carro. A densidade e a temperatura do plasma absorvem e desviam ondas de choque da explosão. 

O dispositivo patenteado protege somente contra a onda de choque de uma explosão, mas isso não deve ser um problema, já que a maior parte dos veículos blindados é capaz de proteger as pessoas de estilhaços. O sistema contará ainda com um banco de dados de explosões capaz de identificar a força de uma possível detonação e calcular o tamanho e a força do campo de proteção.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Google quer estender a expectativa de vida humana para 500 anos




Uma vida humana considerada longa dificilmente supera os 100 anos. O Google acredita que esse limite está aí para ser superado em muito. Bill Maris, um alto executivo da companhia, crê que esse número pode ser multiplicado em pelo menos cinco vezes. “Se você me perguntar hoje ‘é possível viver até os 500?’, minha resposta é sim”, explica ele em longo perfil da revista Bloomberg.

Maris é presidente da Google Ventures, um braço da gigante de buscas que procura investir em startups e empresas com algum projeto revolucionário em basicamente qualquer área da ciência ou tecnologia. No entanto, a grande meta é realmente estender a vida humana apostando nos avanços da medicina.

Dos US$ 2 bilhões já investidos pela Google Ventures em outras empresas, a maior parte é dedicada a alavancar projetos de saúde e ciências da vida. É o caso da Calico, um centro de pesquisa criado recentemente que tem o objetivo explícito de “curar a morte”. Talvez seja um exagero, mas a meta é reverter o processo de envelhecimento para ampliar a vida.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Impressora 3D imprime primeiro motor de avião a jato

motor 3d

Um grupo de cientistas da Austrália produziram com uma impressora 3D um motor para aviões a jato, o primeiro de seu tipo no mundo, informou nesta quinta-feira (26) a imprensa local.

O novo motor, do qual se espera que derive na produção de aviões a jato mais baratos, leves e mais eficientes em relação ao consumo de combustível, foi criado após uma associação entre a Universidade de Monash, em Melbourne, e a empresa Amaero Engineering, segundo a emissora local ABC.

A invenção, que abre as portas para a fabricação de motores em um período mais curto, atraiu a atenção de empresas aeronáuticas como Airbus, Boeing e a fabricante de material militar Raytheon, acrescentou a fonte.

"Pode-se obter rapidamente o produto final, por isso as vantagens desta tecnologia são a rápida criação de um protótipo e a produção rápida desses protótipos em grande escala", enfatizou o subdiretor de pesquisas da Universidade de Monash, Ian Smith.

Além disso, "partes podem ser produzidas sob medida, o que não poderia ser feito com as tecnologias clássicas de engenharia", acrescentou Smith em declarações citadas pela ABC.

O projeto começou há dois anos quando a empresa aeroespacial francesa Safran pediu que os cientistas da Universidade de Monash fabricassem um de seus antigos motores.

Atualmente, os cientistas produzem protótipos secretos para a companhia francesa, assim como para a Boeing e a Airbus, segundo a emissora australiana.

  

quarta-feira, 4 de março de 2015

Vídeo mostra novo navegador da Microsoft em ação

Post. copiado na integra do site http://olhardigital.uol.com.br




Desde que a Microsoft oficializou que trabalha em um navegador diferente para o Windows 10, foram divulgadas poucas imagens do Projeto Spartan. Agora um site especializado em assuntos relacionados à companhia divulgou um vídeo que mostra a novidade.

O vídeo foca especificamente na integração do browser com a Cortana, assistente pessoal do Windows. Ela se agita quando o usuário acessa algum site que contenha informações adicionais e tenta ajudá-lo a complementar a navegação.

Por exemplo, ao visitar a página de um restaurante, a Cortana exibe um mapa próximo ao endereço, horário de funcionamento e o tipo de comida que é servida no estabelecimento.

Como a assistente estará totalmente integrada ao navegador, será possível usá-la para pesquisas e obtenção de informações rápidas - ao digitar "clima", por exemplo, ela já sabe que tipo de dado o internauta deseja. Tudo isso já havia sido informado pela Microsoft, mas não visto.