quinta-feira, 21 de maio de 2015

Você deveria saber também o que o Facebook saber sobre você!

O Facebook é uma das poucas empresas que poderia disputar de igual para igual com o Google se houvesse uma competição que premiasse quem possui mais informações dos internautas. A gigante de buscas sabe uma porção de coisas sobre a sua vida; agora passamos para a rede social criada por Mark Zuckerberg.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Você sabe o que o Google sabe sobre você?

Post copia do site http://olhardigital.uol.com.br


Você sabe (ou deveria saber) que o Google monitora praticamente todos os seus passos na internet. O que nem todo mundo sabe é que é possível saber o que a empresa guarda sobre você e o quanto ela sabe ou deduziu sobre o seu perfil online, com base no seu comportamento.

Abaixo estão alguns links que permitirão ter um entendimento maior sobre o que o Google pensa sobre você:

segunda-feira, 18 de maio de 2015

quinta-feira, 14 de maio de 2015

25 truques "escondidos" no Google Chrome


O Google Chrome cresceu rapidamente e hoje "briga" de igual com o Internet Explorer em popularidade. Confira abaixo alguns truques, atalhos e extensões que melhoram a experiência de uso e impulsionam o desempenho da plataforma:

1. Ative o recurso de geração segura de senhas do Chrome digitando 'chrome://flags/#enable-password-generation no navegador'

2. Encerre páginas lentas para carregar sem sair do navegador clicando em Configurações> Mais ferramentas> Gerenciador de tarefas ou utilizando o atalho Shift+Esc

3. Deixe mudas as guias com áudio digitando ‘chrome://flags/#enable-tab-audio-muting’. Ela torna possível clicar no ícone de áudio para silenciá-lo

4. Economize o uso de dados do Chrome para iOS ou Android. No iOS, clique no menu principal e vá para Configurações > Largura de banda > Economia de dados. No Android, abra Configurações > Avançadas e ative o recurso que reduz o uso de dados

5. Utilize apenas ícones na barra de favoritos clicando com o botão direito do indicador. Exclua o nome e pressione Salvar

6. Quem usa o Mac OS X pode tornar o Gmail o navegador padrão para e-mails clicando no ícone de diamante na barra do browser e permitindo o seu uso

terça-feira, 12 de maio de 2015

Governo dos EUA tem programa de vigilância chamado Skynet

Post copiado na integra de http://olhardigital.uol.com.br

Sim, o governo americano já iniciou a Skynet. Só que em vez de ser uma rede de defesa autônoma com robôs conscientes que destrói a humanidade, como vemos no filme Exterminador do Futuro, trata-se de um programa de vigilância a suspeitos de terrorismo mantido pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, a famigerada NSA.

As informações vêm do The Intercept, veículo que tem a participação do jornalista Glenn Greenwald, que, em 2013 revelou em conjunto com Edward Snowden todo o escândalo de espionagem armado pelo governo dos Estados Unidos. A revelação está em uma das apresentações divulgadas por Snowden.

A Skynet utiliza a localização do celular e os metadados das chamadas telefônicas para detectar atividades estranhas nos padrões de movimentação das pessoas e seus hábitos de comunicação.

As informações são referentes a um documento de 2012. A apresentação diz que a Skynet procura por ligações terroristas baseadas em perguntas como “quem viajou de Peshawar para Faisalabad ou Lahore e voltou no mês passado? Para quem essa pessoa ligou quando chegou?”. Também são observadas pessoas que trocam demais de chips SIM ou de celulares ou apenas recebe chamadas.

Entre as pessoas perseguidas pelo programa de vigilância Skynet (e não pelo programa de robôs assassinos), está o sírio Ahmad Muaffaq Zaidan, jornalista e chefe da emissora Al Jazeera em Islamabad, no Paquistão. O motivo para isso é que ele conseguiu várias entrevistas exclusivas com líderes da Al Qaeda, inclusive Osama Bin Laden.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

CPFs de brasileiros são divulgados na Internet


Não deveria ser possível descobrir o CPF de uma pessoa a partir de seu nome. No entanto, o site Nomes Brasil faz exatamente isso: você digita um nome e o site mostra o CPF da pessoa. 

Hospedado nos Estados Unidos, o site não oferece informações completas: algumas pessoas simplesmente não aparecem, e outras têm um número de CPF errado associado ao seu nome. No entanto, o fato de que alguns dos CPFs no site estejam certos é suficiente para causar preocupação.

Ilegalidade

De acordo com Gisele Arantes, advogada especializada em Direito Digital, este tipo de serviço é ilegal porque visa a divulgar dados pessoais, protegidos pela legislação e, inclusive, pelo Marco Civil da Internet. Além disso, embora o CPF por si só não tenha muita utilidade, uma pessoa que tenha o CPF de outra, junto com informações disponíveis no Facebook, por exemplo, pode cometer uma série de fraudes.

O fato de que alguns dos CPFs estejam errados levam Gisele a acreditar que não se trata de um vazamento de dados. A hipótese dela é que se trata de um "bot", um pequeno programa desenvolvido especialmente para esse fim. Esse pequeno programa se aproveitaria do fato de que os números de CPF são gerados de acordo com uma sequência lógica. Eles não são aleatórios. 

Alguns dígitos representam o estado onde a pessoa nasceu, outros representam o ano de seu nascimento, e assim por diante. O bot, então, conhecendo essa sequência lógica, geraria CPFs e jogaria os números no site da Receita Federal para recuperar os nomes de seus portadores e, em seguida, enviá-los ao site.