
Chuveiros são a nova onda do Vale do Silício. Mais especificamente, a empresa Nebia, com uma nova proposta para chuveiros capazes de economizar água, tem atraído investidores, incluindo, até mesmo, Tim Cook, CEO da Apple, e Eric Schmidt, um dos principais executivos do Google (e agora da Alphabet?), por meio da Schmidt Family Foundation.
Vale observar que, apesar do envolvimento das pessoas citadas no parágrafo acima, Apple e Google nada tem a ver
Segundo os criadores, o chuveiro da Nebia é capaz de reduzir o consumo de água em 70%, usando bocais para “quebrar” a água em gotículas, que aumentam a área de superfície alcançada pelo spray. Com isso, um banho que normalmente consumiria 75 litros pode cair para 23 litros.
Não é surpresa que a proposta tenha atraído os olhos de grandes nomes do Vale do Silício, na Califórnia. O estado passa por uma seca gravíssima que já se arrasta por anos, então todas as propostas capazes de economizar água estão ganhando destaque. No entanto, o projeto também teria a capacidade para impactar outras regiões que passam por escassez de água, como alguns pontos da África e, infelizmente, o Sudeste do Brasil.
O “namoro” da Nebia com as grandes empresas de tecnologia já vem de algum tempo. Desde outubro, os chuveiros já vêm sendo testados, como protótipos em vestiários nos campi da Apple e do Google, além da rede americana de academias Equinox e na Universidade de Stanford.
A Nebia, no entanto, ainda não desistiu de levantar novos investimentos. O grupo também iniciou um projeto no Kickstarter para tentar arrecadar US$ 100 mil, para poder produzir e enviar seus chuveiros até o segundo trimestre do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário