
A Kaspersky está alertando para um novo ransomware causando um número crescente de infecções na Rússia. Chamado de Bad Rabbit pela sua própria página pedindo o pagamento do resgate, o novo ataque parece ainda bastante localizado no país, afetando principalmente empresas de mídia e agências de notícias, como a Interfax e a Fontanka.ru.
"Parece que estamos enfrentando uma nova epidemia", alertou a empresa russa especializada em segurança de TI do Grupo IB, em um comunicado, nesta terça-feira (24). Conhecido como Bad Rabbit, este vírus de computador mostra na tela de computadores infectados um resgate de 300 dólares para pagar com a moeda virtual Bitcoin, de acordo com a mesma fonte.
"Uma série de instituições públicas e sites estratégicos na Ucrânia", bem como a mídia russa, estão entre suas vítimas, diz ainda o comunicado. Na Ucrânia, o ataque cibernéticoatingiu o aeroporto de Odessa (sul), declarou Evgueni Goukov, chefe de relações públicas do Grupo IB.
"O sistema informático no Aeroporto Internacional de Odessa foi atingido por um ataque on-line", disseram funcionários em um comunicado, citando problemas de "desaceleração" na entrega de serviços. Por sua vez, o metro da capital Kiev indicou apenas que não aceitaria temporariamente o pagamento por cartão bancário, sem, no entanto, mencionar qualquer ataque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário